As Sessões de Estimulação Cognitiva e Treino Funcional
Na problematica das doenças do envelhecimento, demencias e doença de alzheimer em particular, est´+a cienctificamente comprovadpo por inumeros estudos académicos que a arma mais eficaz e com maior efectividade e verificabilidade no dia a dia e na vida real de alteração para maior e melhor qualidade de vida, bem co o readquiri de algumas competencias cognitvas é a ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
Das 3 áreas de acção contra a progressão da doença de Alzheimer: a farmacológica, estimulação transcraneana electrica e estimulação cognitiva, a estimulação cognitiva é a unica que comprovadamente consegue ser eficaz na criação/nascimento de novas ligações neuronais e portanto de potenciar a incrementação das redes neuronais já existentes mas também de criar novas. É através destas novas ligações entre os neuronios que acontece a neuroplasticidade e a "re-aquisição" de função.
NeuroPlasticidade
TNF - Terapias Não farmacológicas
Ligação neuronal
Sessão Cognitiva
Sessões Individuais
Sessões dirigidas para um utente executadas numa lógica de 1 para 1, isto é o Terapeuta interage com o utente em exclusividade. A intervenção é feita partindo de uma avaliação/ exploração cognitiva prévia onde se identificam os déficites cognitivos e funcionais. Partindo desta avaliação é desenhada uma intervenção com objectivos delineados no tempo.
As sessões individuais podem também ser executadas num grupo desde que o terapeuta entenda que essa abordagem é a indicada e sempre com a intervenção dirigida em "exclusivo" para o utente mesmo em grupo.
Sessões em grupo
Sessões dirigidas para um grupo formado dentro de um horario especifico e com caracteristicas o mais homogeneas possivel. O treimo é executado através de diversoso modelos consoante o tipo de trabalho. Essencialmente promove-se o treino cognitivo e funcional global com uma tónica muito vincada na socialização e na desinibição dentro da segurança do grupo.
Sessões em domicilio
Sessões individuais e altamente personalisadas ministradas em casa do utente. Nestas sessões é utilizado todo o equipamento na mesma linha de actuação da Unidade de memória mas sendo este portatil. A tablet, os cadernos, a mala sensorial, a(s) consola(s) de treino psicomotor e virtual. Tudo é portabilizado para a(s) sessõe8s) em domicilio. O equipamento vai e vem com o terapeuta.