top of page

Projecto Identidade

O projecto (de) Identidade tem por objectivo a manutenção e conservação das características que fazem cada um de nós um ser único. É um projecto particularmente vocacionado para as Demencias. A intervenção é absolutamente personalizada e única, com um caracter técnico muito especializado e tem lotação limitada.

​

Terapeuta de Funcionalidade + Gestor de Caso Clinico e Social (concentrados no mesmo profissional)= Acompanhamento Global de Caso

​

Nas patologias neuro-degenerativas e AVC, bem como nas patologias associadas ao envelhecimento acentuado, a importância do factor de conservação da identidade da pessoa é fundamental sendo sempre o objectivo primordial e orientador de uma intervenção. O Projecto de Identidades converge no mesmo profissional o factor Terapêutico e interventivo ao nível da funcionalidade, bem como a articulação com profissionais de outras áreas, acompanhamento a consultas, congregação do processo clínico centralizado a fim de agilizar a intervenção, relatórios de reacção a medicação e terapêuticas, etc., fazendo a ponte de ligação entre profissionais de saúde de forma profissional e acompanhamento sempre o utente/paciente a fim de a personalização do serviço prestado se torne numa verdadeira relação de amizade e por isso mesmo um veiculo único de intervenção nestas patologias.

O Projecto Identidade assume-se como uma abordagem de dedicação em absoluto de um Terapeuta para com o paciente.

A intervenção do Terapeuta de Funcionalidade é de carácter global e holistico. Trabalha-se em ambiente natural (domicilio), exterior (contextos de vida real), utilizando as instalações na Neuro@ctiva (contexto especializado), portanto movendo todos os recursos necessários na perseguição do objectivo fundamental: A reabilitação funcional do Paciente.

A relação Terapeuta/Paciente como veiculo único de actuação, mobilizador da motivação e adesão ao Treino

WP_20170314_12_25_15_Moment.jpg

Filmagem de paciente com Doença de Alzheimer. Antes de frequentar as sessões de treino cognitivo e funcional, estava numa condição de acamamento, medo extremo de queda, quando se movimentava era com bengala e apoiada em simultaneo, sendo que a bengala "ia para a cama com ela". Tinha alucinações auditivas. Desorientação espaço temporal acentuada.

​

A filmagem revela como a construção da relação terapeutica forte serve de "estrada" por onde o paciente "navega"  reorganizando processos e sistemas de orientação.

bottom of page